Mas isso não é de agora, quando o Orkut virou moda, a idéia era ter a maior quantidade de amigos possíveis. E a frase que ganhou o Brasil foi: "Me add!". Pra quem não sabe (e isso vale pra muito imbecil que falava essa frase e não tinha idéia do que significava) Add é um verbo do Inglês, que significa Adicionar.
Quando uma rede social passa do mundo virtual para o mundo real é porque o efeito muvuca está próximo. Enquanto as pessoas não reparam que o mesmo acesso que elas têm, você também tem, esse tipo de situação não acontece:
Vamos lá, imagine, um homem e uma mulher numa balada, ou num bar. Eles não se conhecem. Ele pede um chopp (não é Chopp Sol #piadadotwitter), ela pede um Sex on The Beach. Trocam olhares. Ele resolve investir e puxa assunto. Depois de muito papo furado ele faz a maldita pergunta: Você-tem-Orkut? PRONTO! Ela diz que sim. Ele sai correndo do bar e quando chega em casa a primeira coisa que faz, antes mesmo de trancar a porta, é "Add" a pretendente.
Esse é o primeiro passo para o efeito muvuca. Explico. Este fenômeno acontece quando um serviço, que tem a intenção de comunicação e aproximação de pessoas, deixa essa função para se tornar Status. E se esse Status se torna relevante para um determinado grupo de pessoas = BUMMMM! Efeito Muvuca!
Hoje as pessoas estão se digladeando por seguidores. Imagino como as pessoas fariam para ir na feira colocando esse Status como moeda.
- Oi, me vê uma dúzia de batatas.
- Prontinho, dona!
- Quanto é?
- 12 followers e 2 Britneys Fuckeds
Pensando nisso resolvi fazer uma imersão, levei minha pesquisa a fundo. Pensei em um método, que de alguma forma é o mais absurdo para chegar a um número x de seguidores e criei um fake! O Senor, digo, Senhor Silvio Santos (@silvio__santos) ganhou mais um fake que teve vida curta, apenas 3 horas e 50 minutos e que alcançou seu objetivo, chegar aos 300 followers. Podia ter chegado mais rápido se tivesse me empenhado, mas resolvi deixar o barco correr. A verdade é que TODOS sabiam que se tratava de algo falso, e que eu não era na verdade o verdadeiro Homem do Baú, mas mesmo assim, me ter por perto seria algo interessante, pois se um dia eu ficasse famoso, ou pseudo-famoso, eu poderia levar comigo as pessoas que me seguissem.
Mas vamos a metodologia. Para conquistar followers foi muito simples, procurei um grupo de pessoas desesperadas. Esse grupo segue um conceito semelhante aos de pirâmides de dinheiro, onde todos dão uma parcela pra um receber o todo. Neste caso não há dinheiro, e sim, seguidores, estes seguidores propõe que se você seguir uma lista com N pessoas, todas elas vão te seguir de volta. E isso acontece numa grande maioria e polui completamente a sua existência dentro do Twitter. A grande questão de tudo isso é: PRA QUE? (mas é um PRA QUE? aos gritos como os de Leandro Hassum).
E a resposta está no Efeito Muvuca. Status. Nada mais que Status.
E a resposta está no Efeito Muvuca. Status. Nada mais que Status.
4 comentários:
Se Ronaldo Junior eu fosse, finalizar o post com a seguinte frase iria: "E a resposta está no Efeito Muvuca. Twittess. Nada mais que Twittess."
Quer dizer.. ah, você me entendeu..! :P
No Twitter, assim como no Orkut, eu nunca fiz questão de ter milhões de followers ou amigos. No caso do microblog, eu acabei colecionando followers (que nem são tantos assim) sem querer. As pessoas começaram a me seguir porque quiseram. Algumas eu sigo de volta, outra não. Enfim, o importante é que eu me divirto e me informo no Twitter haha
Muito bom o post ;)
E concordo com o Fábio: Twitess, nada mais que Twittess".
Ótimo post!
Seu texto fala um pouco sobre um texto que q escrevi no ComTatos
http://www.comtatos.net/2008/01/sandlias-da-humildade.html
em janeiro de 2008/, sobre a vaidade, em que cito um texto de Décio de Almeida Prado, chamado "Carta a uma jovem atriz".
E é com um trecho deste texto que eu comento:
"Para pessoas fúteis, ser não é importante, o importante é parecer.
A vida fútil, na sua forma mais moderna e atual, não quer parecer inteligente, bela ou boa. Quer parecer somente. Quer aparecer de qualquer forma e a qualquer preço. Sob um ângulo favorável, se possível, ou desfavorável, se não houver outra alternativa.
O perigo em tais casos é que começando por enganar os outros acabamos fatalmente,
através de uma lei bem conhecida, por enganar nós mesmos."
Beijos!
Eu tenho um pequeno problema, eu ainda acredito nas pessoas, geralmente faço uma aposta, e sigo quem me segue até para que haja interação. Puxo assunto, tento me aproximar, não tendo retorno eu deixo de seguir.
Acho que a idéia do Twitter ou de qualquer ferramenta de mídia social é exatamente a aproximação, conhecimento e principalmente extinguir barreiras.
O que me deixa revoltado é fazer disso um mercado, fazer disso uma moeda de troca. E pior, atrapalhar a vida dos outros com mensagens desgastantes e inoportunas.
Mas chato existe em todo o lugar!
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