Páginas

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Shakira: born in Colombia, made in USA

Shakira sempre foi exótica. Em 1996, quando as paradas musicais eram dominadas por mulheres loiras e atrevidas, como Madonna e Mariah Carey, cantando músicas em inglês e dançando coreografias ousadas, a cantora apareceu. Ainda menina - no auge de seus 19 anos, com cabelos encaracolados, volumosos e negros e dona de uma voz forte e única, a colombiana conquistou as paradas com o single Estoy Aqui, do terceiro CD, Pies Descalzos, e seus versos em espanhol quase impossíveis de reproduzir. Mas, atire a primeira pedra quem nunca arriscou uma versão, ainda que um pouco enrolada, do trecho "ahogándome entre fotos y cuadernos entre cosas y recuerdos que no puedo comprender"?



Após o estouro de Pies Descalzos e seus quatro megasucessos (Pies Descalzos, Sueños Blancos, Estoy Aqui, Un Poco de Amor e Dónde Estás Corazon?), o prestígio de Shakira apenas aumentou. Em 1998, a cantora, em versão mais madura e com dreads na cabeça, lançou o quarto álbum, batizado Dónde están los ladrones?. E os singles Ciega, Sordomuda e Ojos Así se encarregaram de fazer dela muito mais do que "a cantora de Estoy Aqui".

Em 2001, os cabelos negros, que anos atrás haviam ganhado dreads e mechas coloridas, deram lugar aos cachos loiríssimos, e a cantora resolveu apostar nas canções em inglês. Em Laundry Service, Shakira mostrou para quem ainda não conhecia suas habilidades com a dança e presentou os fãs com uma mistura impecável dos estilos latino e norte-americano. Não deu outra: a cantora virou sucesso absoluto, mais uma vez, com a dançante Whenever, Wherever.

Apesar do sucesso incontestável de seu primeiro álbum de músicas em inglês, Shakira não abandonou as origens. Quatro anos após Laundry Service, ela lançou Fijácion Oral e Oral Fixation, que contam com sucessos como Don't Bother, Hip's Don't Lie e o dueto com Alejandro Sanz, La Tortura. Já em 2007, Shakira assumiu de vez o lado sexy e fez bonito na parceria com Beyoncé no hit Beautiful Liar.

Shakira sempre foi exótica. Porém, hoje, o exótico se tornou comum. E, agora, Shakira parece ser só mais uma. No último mês de julho, quatro anos após o lançamento do último CD de inéditas, a cantora causou frisson com a estreia do clipe de She Wolf, faixa-título do novo álbum. Oversexy, ela apostou em um figurino mostra-não-mostra e em coreografias extremamente provocativas. Teve gente que achou que ela perdeu o estilo original "Shakira de ser" e se inspirou em cantoras como Britney Spears e Lady Gaga para continuar fazendo sucesso. Verdade ou mentira, fato é que She Wolf tem tudo para ser hit e manter a cantora de onde ela jamais saiu desde Estoy Aqui: no topo dos paradas.

Qual momento de Shakira você prefere?

5 comentários:

Ronaldo Junior disse...

Não gosto do estilo da música dela, mas ela tem talento. Isso é indiscutível! Muito bom Post!

Thyago Furtado disse...

A musica dela é um lixo, não acho q vai virar hit pq é estranha. Foda que nem chiclete é. A cantora de Estoy aqui já nao está mais aqui. hahahahahahah

Nádia Tamanaha disse...

Você tem razão, Tito. Ela não está mais aqui mesmo. Mas, faz sucesso, é? E quem vai dizer que não é merecido?

Thyago Furtado disse...

Sim, merecido é. E nem posso dizer que não. Só acho que algumas coisas têm de prevalecer. como estilo. e falta.

Nathalya Buracoff disse...

Blá! A voz dela entala na garganta.. Parece a Aguilera.. Ela não devia ter se americanizado.Agora, Shakira está cada vez mais péssima. A nova música é terrível, mas ela merece o postm afinal está cada vez mais parecida com a Beyoncé. O título tbm ficou legal ;) hihihi

Beijos, Nad!