Páginas

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Os 7 Pecados Capitais - Preguiça - Preg

Do latim pigritìa, estado de prostração e moleza, de causa orgânica ou psíquica, que leva o indivíduo à inatividade; desânimo, esmorecimento, indolência.
Resolvi começar esse post copiando do dicionário por pura preguiça, afinal de contas dá muito trabalho começar um post, tem que pensar, tem que digitar, tem que ler...
O preguiçoso é na verdade uma pessoa que não gera expectativas e sempre desvia de qualquer culpa que possa recair sobre ele. Pense naquele cidadão, eu nunca disse baiano, que por querer procrastinar, deixa todas as suas tarefas pra depois. Alguns dias passados elas se acumulam e este ser humano é cobrado. Para a psicologia, quando um pecador destes é importunado ele passa a pensar que o estão retirando do seu estado de inatividade gerando ira (outro pecado capital) e teimosia, afinal de contas, o sujeito vai arranjar mil desculpas por não ter feito e pra não fazer.

As desculpas são as mais esfarrapadas possíveis. Você já deve ter ouvido:
Desculpa - Não fiz o relatório porque não deu tempo.
Verdade - Não fiz o relatório porque fiquei no orkut fuçando a vida da minha ex-namorada.

Desculpa - Não te liguei porque minha bateria acabou.
Verdade - Não te liguei porque estava vendo meu time na TV jogando contra o Avaí.

Desculpa - Eu me atrasei por causa do Metrô.
Verdade - Eu me atrasei porque, ontem, eu fiquei assistindo Domingo Maior que passava um filme do Chuck Norris e que por sinal já tinha visto umas 18 vezes.

A preguiça corrompe, e num nível elevado compromete várias áreas de uma vida. Se pensarmos um pouco mais a fundo, podemos colocar, como hipótese, o fato dos relacionamento de hoje serem superficiais pela preguiça de se aprofundar e se empenhar em algo. Afinal de contas é muito mais fácil ser uma pessoa que "fica" do que uma que namora, é muito mais fácil ser um cafajeste do que ser um pessoa de princípios.
Segundo a igreja católica trata-se de um do 7 pecados capitais (que são merecedores de condenação) que se caracteriza principalmente pela pessoa que vive em estado de falta de capricho, de esmero, de empenho, em negligência, desleixo, morosidade, lentidão e moleza. Aversão ao trabalho, freqüentemente associada ao ócio, vadiagem.

Curiosidades:

- Preguiça é o 3º crime no filme Seven - os sete pecados capitais;
- O Demônio relacionado a Preguiça é Asmodeus;
- A virtude que contrapõe este pecado é a Diligência;
- O Baiano é considerado preguiçoso porque todo nordestino (chamado instantaneamente de baiano) quando chegava na região sul do país não tinha emprego, consequentemente era um preguiçoso.
Por favor, não fiquem com preguiça de comentar.
Tira retirada do site Tirinhas.com

4 comentários:

Giuliano Palestrino disse...

huahuahua, ow, MEGA ULTRA BLASTER PREGUIÇA DE COMENTAR
HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUHAHUA

e a preguiça que dá acordar cedo?
e a preguiça de sair de casa qdo tá chovendo?

e viva a PREGUIÇA

Nathalya Buracoff disse...

Ói só. Eu até pensei em fazer um comentário aqui, não sabe?! mas acontece que me deu um aleseira, uma vontade de dormir, e eu acabei esquecendo de comentar, sabe?!

Mas não foi preguiça, não. É que passou a vontade e deu sono. Se eu não tivesse assim, tão cansada eu até comentaria aqui, viu?!

Rogério de Moraes disse...

Cara, você me desmascarou. Aquela do Domingo Maior já aconteceu comigo e era um filme do Chuck Norris... hahahaha. Como humilde contribuição, tem um poema do Fernando Pessoa (mais precisamente do heterônimo Álvaro de Campos, disparado meu favorito)que descreve um pouco o sentimento da procrastinação. Recomendo.

http://www.insite.com.br/art/
pessoa/ficcoes/acampos/adiamento.html

Regina disse...

ou, eu me chamo macunaima, entre tantos...