Páginas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Multifuncional, Multicultural, MultiSESC

Em São Paulo, maior metrópole do Brasil e uma das maiores do mundo, o que não falta é opção de cultura. Temos uma gastronomia maravilhosa e diversificada - de pastel de bacalhau no Mercadão ao Bassi com suas carnes apetitosas; temos salas de espetáculo de dar inveja em vários países do mundo - de Teatro Municipal ao recente e maravilhoso teatro Bradesco; temos museus que são tanto obras de arte por fora, quanto por dentro, tais como o MASP e a OCA. 

O que me espanta é que existe um reduto de ótima cultura espalhada pela cidade e que alguns cidadãos desconhecem sua importância: o SESC - Serviço Social de Cultura. Criado há mais de 60 anos, o SESC marca uma forte presença no desenvolvimento cultural do Estado de São Paulo, isso porque são mais de 32 unidades espalhadas pelo território paulista.

Com uma grade bastante diversificada, conta com cursos, espetáculos de teatro e shows, atividades físicas, turismo e diversas outras possibilidades. O melhor: tudo isso por um preço muito honesto. Eu mesmo fiz um curso com um dos mestres da fotografia atual pelo módico custo de R$ 20,00 e assisti a um show do ótimo Ed Motta pelo mesmo valor.

Tornar a cultura algo, não só acessível, mas, que representativamente tenha qualidade e ainda por cima seja democrático, é uma maravilhosa ilusão que se torna realidade. Para se ter uma idéia em 2009 foram realizados: 6.209 espetáculos teatrais, 4.368 espetáculos musicais e 2.991 sessões de cinema. Além de tudo isso, a entidade tem um trabalho social na área odontológica e possui 102 consultórios espalhados pelo estado.

Precisa de mais alguma prova sobre a multifuncionalidade cultural do SESC? Então entre no site e procure na programação, mas antes disso, não marque nada para as próximas semanas...

* Este post não é publieditorial.

Nenhum comentário: