Faço minha estréia neste espaço virtual chamando a atenção para um depoimento de uma das figuras mais conhecidas no cenário musical brasileiro.
Falo de Antônio José Santana Martins. Um compositor, cantor, arranjador e ator brasileiro.
Apresentado assim quase ninguém deve ligar o nome a pessoa, mas falo de Tom Zé, considerado um dos artistas mais originais da Música Popular Brasileira.
Esse baiano de Irará sempre com novidades inesperadas, me surpreende agora falando sobre o funk carioca e sua complexidade musical. Vale a pena ver como ele discorre sobre o polêmico gênero que surgiu no Rio de Janeiro e ganhou força nacional na batida de “to ficando atoladinha”, além de citar teorias de Adolphe Appia sobre o teatro e de como ele aproveita essas informações para seu novo trabalho. Segundo Tom Zé, o funk surgiu para substituir o Papa Bento XVI, Caetano Veloso, Gilberto Gil e ele próprio. Confirmando que o gênero visto com tanto preconceito lhe serviu até de inspiração.
Devo confessar que não sou adepta do funk, mas não posso negar que depois deste vídeo Tom Zé como sua própria composição diz, me confundiu, talvez seja para me esclarecer.
3 comentários:
Ótimo Comtato Nara...
E a Quase semióica do funk por tom Zé agrega muito ao blog...
Cada dia aprendo mais sobre Tom Zé e admiro mais esse ser....
bjs
olá neus queridos e minhas queridas!!!! Parabéns pelo Blog, ficou muito legal!!
Nada como jornalistas e pessoas com o dom da comunicação para fazerem coisas incríveis!!!
Um beijo a todos, amo-os
Tom Zé é gênio. Simples assim, como toda genialidade. Um achado e tanto esse vídeo. Parabéns pelo ótimo Comtato.
Postar um comentário