Páginas

domingo, 28 de junho de 2009

Cinquentão em boa forma



A partir do dia 18 de julho, começará o ciclo de comemorações para homenagear os 50 anos da carreira do desenhista Maurício de Sousa, com exposições comemorativas que se estenderão até o ano de 2010.
Veja algumas novidades e comece a se programar:
  • Apresentação de um documentário produzido pelo canal Biography, que será exibido em toda a América Latina a partir do dia 18 de julho.

  • Lançamento do Livro MSP 50 – Maurício de Sousa por 50 artistas brasileiros,que farão traços peculiares para a turma da Mônica, uma singela e merecida homenagem ao maior artista dos quadrinhos brasileiros de todos os tempos. Tal obra será lançada, provavelmente em setembro de 2009 na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

  • * Lançamento do livro Bidu 50 anos para relembrar os 50 anos do Bidu, o primeiro personagem de Maurício de Sousa, que hoje aparece, inclusive, no logotipo da empresa do autor. A edição apresentará uma coletânea de histórias do simpático cãozinho em diferentes épocas, trazendo a edição facsímile de Bidu 1, a raríssima primeira revista solo de Maurício, publicada em 1960 pela Editora Continental. Também com previsão de lançamento para setembro, na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

  • A criação do site Máquina de Quadrinhos, no qual crianças de todas as idades poderão criar suas próprias histórias da Turma da Mônica utilizando os bancos de imagens com os personagens, cenários, objetos e balões. Trata-se de uma iniciativa original e inovadora que permitirá, inclusive, a possibilidade de as melhores histórias tenham a chance de serem publicadas nas revistas da Turma da Mônica. Previsão de lançamento para agosto de 2009.

  • Um livro, que ainda não foi batizado, contando a trajetória artística de Maurício de Sousa, década a década. Tal obra apresentará informações contidas na exposição do MuBE da forma mais completa possível, além de outras inéditas. Previsão de lançamento para dezembro de 2009.

  • O CD Maurício, 50 anos de música. Ao completar 50 anos de carreira, Maurício de Sousa pode garantir: é o som da alegria. São mais de mil músicas para shows, desenhos animados, campanhas e programas especiais com a participação dos personagens mais amados do Brasil. Um trabalho realizado com muita harmonia entre compositores e músicos, orquestrado pelo departamento de som da Maurício de Sousa Produções e dirigido por Márcio Araújo.

  • A exposição Maurício 50 anos, que se realizará no MuBE, em São Paulo, relembrará a trajetória de sucesso do artista, desde as primeiras tiras de jornal até ele se tornar um dos autores de quadrinhos mais respeitados do mundo. A exposição é dividida em duas partes. A primeira é uma verdadeira viagem no tempo, partindo do começo simples no escritório de Maurício na rua Barão de Limeira e mostrando a evolução de seus personagens, dos seus traços e da sua empresa. Os fãs poderão conferir inclusive a primeira tira de Bidu e Franjinha, que originou esta carreira de sucesso.
Será possível ainda acompanhar a consagração do primeiro gibi da Mônica, em 1970, a explosão dos desenhos animados da Turminha nos anos de 1980, a expansão comercial na década de 1990 e os novos projetos dos anos 2000, como a consagrada Turma da Mônica Jovem, o maior sucesso do mercado de quadrinhos do Brasil nas últimas três décadas. A segunda parte da mostra é focada no lado artista de Maurício de Sousa. Estará exposta a coleção de quadros e esculturas em que ele homenageia grandes mestres das artes. São releituras de Leonardo da Vinci, Rodin, Michelangelo, Degas, Cézanne, Caravaggio, além de algumas surpresas clássicas gregas e egípcias que o público poderá conferir de perto, dentro e fora da galeria. Tal exposição já foi realizada em uma elogiada passagem na Pinacoteca de São Paulo.

Atualmente, as revistas da Turma da Mônica representam mais de 80% do mercado editorial de quadrinhos brasileiro. E esse êxito se repete nas outras áreas de atuação da Maurício de Sousa Produções, como livros, produtos licenciados, desenhos animados, teatro, parques, projetos especiais, gibis institucionais, exposições e outras mídias. Mais do que uma homenagem ao criador da Turma da Mônica, a exposição Mauricio 50 Anos resgata a história de sucesso de um ícone da cultura popular deste País.

3 comentários:

Fabio Camargo disse...

Isso sem contar a extraordinária homenagem que ele fez pro MJ, né? :)

Ronaldo Junior disse...

Eu quero ir em vários destes eventos! Simbora!

Rogério de Moraes disse...

Mais que merecidas, necessárias todas essas celebrações pelos 50 anos de uma lenda viva.