Páginas

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Let´s Groove!

Saudações, ouvintes! Ou melhor. Digo, olá, leitores! Estamos de volta com mais um texto do ComTatos. Mas, hoje, a sua leitura vai ser diferente. Primeiramente, desligue-se de tudo à sua volta. Plugue o fone de ouvido ou aumente o volume das suas caixas de som, porque este post vai mexer com você, literalmente.

*** Clique no play e deixa o podcast rolar ***


O texto está devidamente acompanhado com o nosso primeiro podcast (portanto, dá um desconto, hein?!), para você sentir o clima da nossa visita à gravação do programa JazzMasters. Sim, estivemos lá!

Eu não sei dizer, exatamente, quando conheci o JazzMasters, mas é um dos poucos programas de rádio que tocou fundo minha alma musical e me ganhou de vez. Na primeira vez em que ouvi, na Rádio Eldorado, me identifiquei com as músicas e durante o expediente de trabalho visitava o site e ouvia as edições já gravadas, uma após a outra. Pô! Trabalhar ao som de groove, disco, acid jazz e R&B deixa as tarefas do dia muito mais agradáveis. Experimente! Depois que adquiri este hábito, tenho feito descobertas deliciosas, como “Squeeze me”, canção de Krack & Smack, que ganhou o posto de toque do meu celular. (às vezes até demoro a atender só para ouvir a levada dançante).

Já declarada adicta, estava em casa ouvindo mais uma edição quando o Ronaldo sugeriu que eu mandasse um e-mail para o site, a fim de entrevistar o Paulo Mai e o Sérgio Scarpelli, responsáveis pelo programa. E não é que, para minha surpresa, os caras não só toparam como convidaram eu e o Ronaldo para acompanharmos a gravação do programa?! Pois bem, agora vocês saberão de tudo o que rolou na fria manhã de domingo passado, no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo.

Quer ver como foi? veja nossa galeria de fotos clique aqui


Notas explicativas do encarte

Você sabe o que é o JazzMasters?

Essa pergunta não é muito complicada de responder. Basta pensar que os anos 70 tiveram uma grande importância e influência na música que ouvimos hoje, e o que o JazzMasters faz, com excelência, nada mais é que colocar KC and Sunshine Band, Chic, Earth, Wind and Fire, Marvin Gaye, Aretha Franklin, Michael Jackson, entre outros que foram marcantes nesse período, juntamente com grandes artistas de hoje como Jamiroquai, Gnarls Barkley, DJ Meme, Amy Winehouse, e muitos outros nomes que utilizaram a black music como referência, depois, pôr tudo isso num liquidificador e bater com uma dose de clima descontraído. O resultado é um ótimo programa de rádio que serve uma porção por semana, mais precisamente nas noites de sábado, às 20h em sampa, além dos tira-gostos durante a semana às 10h30 e 14h15 também na capital paulista.

A qualidade do programa é notória pela sua audiência e alcance. Hoje, são mais de 10 cidades atingidas pela boa música: Salvador (BA), São Lourenço (MG), Campina Grande (PB), Lambari (MG), Araçatuba (SP), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Estrela (RS), Rosário do Sul (RS), São Paulo (capital) e o litoral paulista, fora o “Internet´s World”!

Faixa 1

Nada melhor para quebrar um gelo do que um café quentinho, não é mesmo?!. Chegando lá, após as devidas apresentações, começa o bate papo informal e somos recebidos com muita simpatia e com um cafezinho expresso. Depois do aquecimento (literalmente, porque era cedinho e o frio matinal não dava trégua) rumamos aos estúdios para conhecer a essência dos Jazzmasters, sem saber que, na verdade, o programa já havia começado lá mesmo, na conversa descontraída, enquanto o cafezinho estava sendo preparado.

Chegando no estúdio, o clima de bom gosto, refinamento e boa música é denunciado pela porta decorada com fotografias em preto e branco de ícones, como Miles Davis, dando as boas vindas aos visitantes.


Som na caixa

É a vez de conhecer o que o Sergio Scarpelli separou para as duas edições do Jazzmasers, um levado no swing da disco music e outro fincado nas batidas do R&B. Esta é a hora dos Masters mostrarem, realmente, ao que vieram. Eles não têm o título de máster à toa. O programa é feito por dois apaixonados: Paulo pelo rádio e Sergio pela música. “Eu compro muita música, na verdade, todo dia eu compro pelo menos uma músic. Hoje, às 7h da manhã eu já tinha comprado duas músicas.”

O que ouvimos nas noites de sábado, quando o programa vai ao ar aqui em Sampa na 92,9 FM (Rádio Eldorado), é mais do que um compilado de músicas: é uma aula para os aficionados por boa música. É impossível ficar indiferente depois de ouvir as dicas dadas pelos Jazzmasters, como esta do Sergio: “depois do Gnarls Barkley a música pop tem que ser repensada”. Fala sério, e não é verdade?!

O site tem 7 mil ouvintes cadastrados e já lançou dois CDs com alguns dos sucessos tocados no programa. Segundo os idealizadores, atualmente, o site já é referência em termos musicais voltados à black music.

Quando questionado sobre como monta o setlist, Sergio responde com um simples gesto: passa a mão no braço no sentido da corrente sanguínea, retratando a emoção ao escolher as músicas . “Eu monto o setlist na veia, no feeling. Ouço uma música e vou montando o programa em cima dela. Com esse foi assim. Eu ouvi uma música da Jennifer Hudson e logo pensei: preciso terminar o programa com essa”.

Sergio é um “fuçador filho da puta”, segundo sua próprias palavras. Parte de um gosto musical e vai linkando, linkando, até achar as raridades retratadas nos alto-falantes do se
u som, pelos Jazzmasters. Um dos mais recentes achados é Tamika Nicole, talentosíssima cantora entrevistada pelo Sergio no site do JazzMasters.


Até para gravar as sonoras o clima leve e descontraído continua, em meio a gaguejadas, risadas e engasgadas que a gente não tem o privilégio de ouvir no ar. Estar presente no estúdio e perceber a sintonia dos dois apresentadores e os divertidos recados mandados a Marco Crozera (diretor executivo) foi uma experiência, simplesmente, prazerosa e memorável. Até esqueci que havia dormido somente duas horas, depois de ter tomado tequila com os amigos no aniversário da Déia (nossa colunista) até as 4 da manhã.

De volta pra casa

Tristes com a hora de dar tchau e ter que deixar a divertida companhia dos Masters, Paulo me surpreende com sua gentileza ao oferecer uma carona até a Zona Nobre, digo Zona Norte de Sampa City. E é no caminho de volta pra casa que eu conheço toda a história dos Jazzmasters, diretamente da boca de seu idealizador.

Foi incrível ver como Paulo Mai, ao mesmo tempo que toma uma postura altamente profissional, também é apaixonadíssimo pelo que faz. Isso é visível pela evolução de sua carreira, que iniciou-se aos 12 anos, no interior de São Paulo e hoje é referência nas ondas do rádio, assim como outros ícones da área, como Julinho Mazzei.

Bônus track

Irreverente e despojado, calçando um estiloso All Star amarelo, Sergião (como é chamado pelos amigos de estúdio) convida a todos para a festa dos Jazzmasters e avisa que já separou o figurino que vai usar na comemoração do aniversário de 5 anos do site, no Asia 70. Uma camiseta com a estampa de... Ops.. Quer saber? É só se cadastrar no site e garantir o desconto do seu ingresso para a balada do dia 30 de junho. Nos vemos lá!

Agradecimentos

Antes de encerrar com um “quê” de quero mais, gostaria de agradecer imensamente não só a receptividade, o carinho e a simpatia com a qual Paulo Mai e Sergio Scarpelli nos receberam naquela manhã fria e dançante de domingo. Conhecê-los de perto só me fez admirar e recomendar ainda mais o ótimo trabalho tão cuidadosamente feito por eles.


*P.S: Texto escrito ao som de Signed, Sealed, Delivered – versão de Blue & Stevie Wonder, no repeat ad eternum mode on.

6 comentários:

Nathalya Buracoff disse...

Aaaah!
Foi incrível fazer esta matéria!
Valeu pessoal do Jazzmasters!

Espero que todos os leitores curtam o post
Beijos.

Fabio Camargo disse...

Que o Jazzmasters é bom eu já sabia, pois costumo ouví-los freqüentemente. Agora, uma entrevista com eles feita pela minha tia ficou melhor ainda!

Parabéns, Nathy! :D

Ricardo Moreira Leite disse...

Podcast incrivel e a matéria perfeita!

Qualidade nota 10!

Abs

Ronaldo Junior disse...

Valeu a pena não ter dormido de sábado para domingo para acompanhar a gravação!

JazzMasters, Let´s Groove!

Rogério de Moraes disse...

Sem comentários! Adorei o podcast e a matéria.

Marcellus disse...

Ronaldo Junior - Posts novos no COMTATOS. Comente www.comtatos.net diz:
escreve: Ronaldo, seu maldito!


Gostei muito do conteúdo que estão apresentando aqui, e dessa matéria em especial pelo ar descontraído e ao mesmo tempo funcional. (?)
Vou ler todo o resto. (sério lol)