Olá amigos, sei que percebem o quanto estou ausente, mas estou de volta! Agora falo de internet e tudo o que cerca esse maravilhoso mundo da web, que pode ser fascinante e assustador ao mesmo tempo. Hoje, vou aproveitar um tema que foi aprovado ontem na Câmara dos Deputados. Trata-se da liberação, com ressalvas, das campanhas políticas na web.
Certamente vocês se lembram do fenômeno "Obama" e o estardalhaço que ele causou no modo de se fazer campanhas políticas. O uso da internet como canal de comunicação hoje está mais importante do que nunca e já tendência eem vários países do mundo.
Agora chegou a vez do Brasil.
Pois é, em 2010 é isso que vai acontecer no Brasil e nós assistiremos uma enxurrada de blogs, comunidades no Orkut, canais no Youtube e perfis no Twitter falando sobre as propostas e tentando convencer o eleitor a votar naquele candidato.
Mas e aí? Será que o caminho é só o Spam? Ou dá para ter uma comunicação transparente onde o desafio é ouvir e ser ouvido?
Para tentar entender isso, uma amiga minha foi para Brasilia entrevistar alguns deputados sobre o assunto (outros vídeos estão disponíveis em www.youtube.com/larasqueff).
Será que os eleitores estão preparados para isso? E os políticos, saberão usar essa maravilhosa ferramenta com inteligência?
Perguntas que serão respondidas apenas em 2010...
3 comentários:
Olá Ricardo!
Infelizmente a coisa nem passará perto. Uma pena para nós e para a nação.
Anthurius, concordo com você em partes, pois quem pode exigir a transparência somos nós mesmo. Ao mesmo tempo que devemos ter um papel atuante na política (e não com hoje, totalmente passivos) devemos exigir que a comunição seja clara e transparente. Aproveitar o canal e perguntar sobre planos de governo e cobrá-los. Mostrar que esse canal não se fechará depois da eleição e que a população acordou!
Grande abraço,
Grande Lari!!
O futuro está na internet!
Yes, we can!
Postar um comentário