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quinta-feira, 6 de agosto de 2009

United fail




O fato do Youtube abrigar os maiores hits do momento não é novidade para ninguém. Qualquer pessoa que não tenha chegado de Marte ontem conhece alguns destes fenômenos da internet, como: Dança do Quadrado, Atórooooon um perigo, Jeremias, Sanduíche-íche, A Ga-a-ga e Ilhéus e a “absoluta Stephany do Crossfox”. Agora o mais recente fenômeno é gringo: Dave Carroll com seu hit United Breaks Guitars.

Era uma vez....
Tudo começou na primavera de 2008, (o que em solo nacional significa março/abril) quando a banda Sons of Maxwell viajou de Nebraska até Chicago em uma turnê de uma semana. Para a surpresa do vocalista Dave Carroll eis que os funcionários da United Airlines simplesmente arremessaram as bagagens para dentro do avião. Resultado: quebraram seu violão Taylor de 3.500 dólares. Quando Dave foi reclamar seus direitos, a companhia não negou o fato, mas deu uma canseira de 9 meses. Depois de conversar com Deus e o mundo, a United finalmente se negou a recompensá-lo.

Fulo da vida, o vocalista arquitetou um doce plano de vingança. (ua há há = riso maligno) e prometeu à Sra. Irlweg (a última pessoa da companhia em questão que o atendeu) que contaria sua história em três canções, cada uma com um vídeo, e disseminaria no mundo online. (veja a história completa aqui).

Resultado, o vídeo virou sensação no Youtube e no canal oficial da banda a versão original tem mais de 4.697.269 (and counting) exibições em um mês. Além do site, Dave Caroll contou sua história no Twitter, no Facebook e no Myspace e seu sucesso ganhou a televisão.

A história foi contada pela CBS , CNN e The CityNews List e a música é uma das mais das mais baixadas da Apple Store. Até a Taylor, empresa que fez o violão de Dave, postou um vídeo ajudando-o a evitar esse tipo de contratempo.

Depois do leite derramado, opa, do violão quebrado, a United procurou a banda para recompensá-los, mas Dave os mandou catar coquinho, quer dizer, pediu para doar a grana a uma instituição séria. Bem feito!

Com uma boa estratégia, colocar a boca no trombone, ou o assunto em redes sociais é sempre um bom negócio. Histórias como essa mostram que a vingança é um prato doce, mas que se come lentamente e pelas beiradas. A atitude de Dave serve de lição para a United e de alerta para TAM, Gol, Vivo e demais empresas alvo de reclamações. Pessoal, cuidado com o tratamento que vocês oferecem ao consumidor, porque em alguns casos, não há assessoria que dê jeito. Já pensou se a moda pega?

3 comentários:

Nádia Tamanaha disse...

Eeeeu acho muito digno!
Na hora de se recusar a pagar os danos que a empresa mesmo causou, ninguém quer, né? É isso aí, acho que a moda tinha que pegar!

Beijo, Nathy, ótima ideia!

Ronaldo Junior disse...

Já to fazendo uma lista de empresas, talvez eu lance um álbum de reclamações com 20 faixas!

Nathalya Buracoff disse...

Boa pedida, meninos! A web é nossa!