Páginas

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Boogie´n Roll

Na sua festa de Natal tinha que tipo de música? Na minha, ainda bem, tinha Funk e R&B americano. Calma, que esse funk nada tem a ver com o bonde do Tigrão, ou a dança da motinho. Eu ouvia de James Brown a Imagination, passando por Barry White. Minha infância foi influenciada musicalmente pela famosa fase Disco da década de 70, que eu, por motivos óbvios, não pude vivenciar.
Os anos 70 influenciaram muita gente, principalmente por causa de um filme que John Travolta estrelou, e que é um ícone cinematográfico, OS EMBALOS DE SÁBADO A NOITE (Saturday Night Fever, 1977).
Jamiroquai é uma das bandas que tem um pé na Boogie Wonderland, tem forte marcação de baixo e completa o arranjo com muitos elementos sonoros, que lembram uma mistura de KC and Sunshine Band e Chic. O grande Ed Motta, que sou fã, já disse que foi influenciado por Earth Wind and Fire.
Preciso lembrá-los e aproveitar pra puxar a sardinha pra minha preferida: Earth Wind and Fire vem para o Brasil e faz um show nesta sexta-feira na Via Funchal. Essa banda que você pode nunca ter ouvido falar tem sucessos como September e Let´s Groove, que você também não deve fazer a mínima idéia do que seja, mas se você ouvir vai saber na hora. Começou em 1969 e até hoje coleciona alguns bons números: 80 milhões de disco vendidos, ganhou 40 Music American Awards, 7 Grammys além 22 indicações ao mesmo prêmio. Esta era teve algumas características muito marcantes que são muito visíveis na atualidade: Calça boca de sino, passinhos na pista de dança, cabelos Black power... Os bailes tomaram grande proporção nessa época, e se você vai à Vila Olímpia hoje deveria agradecer a esses caras. Aposto que se nada disso tivesse acontecido ainda iríamos a algum clube para ouvir Ray Conniff e sua orquestra. Sendo assim, algo mudou depois da Disco Music.
Sou Roqueiro convicto, mas em minhas veias correm muita música negra.

2 comentários:

Nathalya Buracoff disse...

Do you remember the 21st night of September?
Love was changing the minds of pretenders
While chasing the clouds away

Rogério de Moraes disse...

De minha parte, fica a gratidão por ter me apresentado a esse fenomenal grupo Earth Wind and Fire. Como sempre, suas dicas de músicas são excelentes. Abraços