Páginas

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Entre Anjos e Panteras

Marco de uma geração por mostrar mulheres dentro de um universo tipicamente masculino, As Panteras (Charlie's Angels) conta a histórias de três detetives saídas da academia de polícia com honras, que foram recrutadas pelo milionário Charlie Towsend para trabalhar em sua agência de investigações, por acreditar que o talento das moças estava sendo desperdiçado na polícia.

A inteligente líder do grupo era Sabrina Duncan (Kate Jackson). A princípio Sabrina teria um papel de maior destaque, já que a atriz Kate Jackson já era bem conhecida nas TVs americanas. Inclusive a atriz recebia um salário duas vezes maior do que o de suas colegas. Os produtores não contavam com o sucesso de Jill Munroe (Farrah Fawcett), a pantera mais sedutora. Farrah foi quem realmente teve sua carreira deslanchada, especialmente após seu famoso poster do maiô vermelho. A permanência da atriz na série, porém durou pouco. Ao final da primeira temporada ela rompeu seu contrato de cinco anos, pois não gostou do rumo que seu personagem estava tomando na série. A última pantera e única que permaneceu durante todas as temporadas é Kelly Garrett (Jaclyn Smith), considerada ao mesmo tempo durona e sensível.

Além das três panteras, temos também John Bosley (David Doyle) como assistente de Charlie e chefe das detetives. Falando em Charlie, ele era o maior mistério da série. Somente sua voz é ouvida nos episódios e, por mais que tentassem, nenhuma das garotas conseguiram descobrir quem ele realmente era.

A série estreou em 22 de setembro de 1976 e foi ao ar até 1981, durando cinco temporadas. Nesse tempo tivemos 6 panteras. Com a saída de Farrah Fawcett, Cheryl Ladd se juntou ao elenco como Kris Munroe, irmã de Jill. Ao final da terceira temporada, foi a vez de Kate Jackson deixar o grupo. Sua primeira substituta, Shelley Hack, no papel de Tiffany Welles, não agradou ao público e logo deu lugar a Tanya Roberts interpretando Julie Rogers.

Farrah fez algumas participações na série após sua saída como pagamento de um acordo por quebra de contrato e sua presença deixou tanto os fãs quanto a imprensa, que aproveitou para lançar rumores sobre a tensão no set de filmagem, empolgada.

A febre causada pelo programa foi enorme. Não demorou para aparecer uma série de produtos, que íam de lancheiras a produtos de beleza, com a imagem das atrizes, que também eram muito procuradas para aparecerem em revistas e comerciais de TV. Mais do isso, As Panteras ditou moda. Do corte de cabelo ao figurino, elas eram seguidas e copiadas por mulheres que identificavam na inteligência e habilidade das personagens todo o potencial que elas mesmas tinham.

Após o final da série, o produtor Aaron Speling tentou fazer uma nova versão no final dos anos 80 chamada Angels' 88, mas esta nunca chegou a ser exibida. Nas telonas, As Panteras ganharam dois filmes, que contavam com as atrizes Cameron Diaz, Drew Barrymore e Lucy Liu como protagonistas.

Onde assistir?
TV a cabo: TCM
DVDs: Apenas dois episódios, "Para Matar Uma Pantera" e "A Noite Do Estrangulador", estão disponíveis no DVD As Panteras - A Série.

Curiosidades:
- Dois desenhos animados se inspiraram na série: Capitão Caverna e as Panterinhas, produzido por Hanna Barbera e Três Espiãs Demais.
- A atriz Michelle Pfeiffer fez testes e quase conseguiu o papel que ficaria com Tanya Roberts.
- Alguns nomes conhecidos que fizeram participações especiais são: Kim Basinger (Angels in Chains), Jamie Lee Curtis (Winning Is for Losers), Tom Selleck (Target: Angels) e Tommy Lee Jones (Pilot)

Dados técnicos:
Duração: 5 temporadas
Total de episódios: 116
Criadores: Aaron Speling, Leonard Goldberg, Ivan Coff e Ben Roberts
Elenco principal:
Sabrina Duncan: Kate Jackson
Kelly Garrett: Jaclyn Smith
Jill Munroe: Farrah Fawcett
John Bosley: David Doyle
Kris Munroe: Cheryl Ladd
Tiffany Welles: Shelley Hack
Julie Rogers: Tanya Roberts
Charlie Townsend: John Forsythe (voz)

Nenhum comentário: