Páginas

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Nuncam Sobium


Na economia existe um termo, em latim, que designa que algumas das variáveis de uma função se mantém constantes. Trocando em miúdos: Em uma comparação entre dois iténs, outros fatores que poderiam interferir nesta comparação são colocadas como constantes e estáveis, Coeteris Paribus.

Ok! Você deve estar neste instante com cara de interrogação. Mas pense na seguinte situação: as pessoas, hoje, vivem em completa dependência do capitalismo. Todos nós precisamos nos alimentar, para isso trabalhamos, esse trabalho gera renda e gastamos basicamente em nossas necessidades básicas como alimentação, saúde e educação. Minha empresa, supostamente, produz soja e ela atende uma grande fatia do mercado brasileiro, de repente o consumo de soja cresce em todo o mundo e a empresa enxerga isso como uma oportunidade e passa a exportar parte da sua safra para atender o mercado exterior, como a China. Isso gera a falta do grão internamente, a lei da oferta e da demanda fala mais alto e os preços sobem e o óleo vegetal a base de soja aumenta de tabela, o preço de todos os produtos que direta e indiretamente levam esse insumo crescem. Inicia-se o processo de bola de neve.

Essa notícia foi transmitida no Bom Dia Brasil da rede Globo, hoje pela manhã, e reforçada na minha aula de economia, ainda agorinha.

Este problema não existe solução, tendo em vista que de todos os fatores que podem ser comparados o único que se mantém estável e não aumenta de jeito nenhum é o teu salário, ou seja, teu pagamento mensal é o único que não se mexe. Totalmente Coeteris Paribus!

Um comentário:

Danilo Ribeiro Gallucci disse...

Ou seja, você, cidadão comum, civilizado, doutrinado e estereotipado, se fodeu mais uma vez.....como essa vida é dinâmica, não?