Primeiramente gostaria de relatar que nem tudo está perdido. No dia 24 de março fiz aqui uma reclamação sobre o sistema de transportes, colocando em anexo um email em que relato o problema. Pois bem, após algumas consultas frustradas ao site onde é cadastrada formalmente a solicitação, no dia 11/04 obtive a resposta, vista por mim tardiamente e já sem esperança. Segue:
"Em atenção a sua comunicação gostaríamos, primeiramente, de agradecer a gentileza de seu contato, pois a manifestação dos usuários é de extrema importância para o aprimoramento constante dos serviços de transportes públicos por ônibus na cidade de São Paulo. Sobre o assunto, informamos que os funcionários envolvidos foram identificados e advertidos, ficando cientes que em caso de reincidência, serão adotadas medidas mais severas."
Quem sabe não é o momento de acreditarmos um pouco mais em nossas reclamações e opiniões? Será que elas não podem ser levadas a sério?
No Brasil utilizamos serviços de péssima qualidade e nem pensamos que é obrigação dos prestadores de serviços se prestarem ao mínimo de dignidades de oferecer um serviço que preste. Não há mais espaço para instituições que só sabem oferecer vantagens no momento em que se está prestes a perder seus clientes como forma de compensação pelos erros cometidos no passado. Os mais sábios e antigos já diziam: "quem não tem competência não se estabelece", pois então, cumpra você com o dever de rechaçar empresas que te deixam 3 horas no telefone para um atendente te "atender" mal e porcamente, cumpra com o dever de denunciar as empresas que dizem que te atenderão em X dias e te atendem com X+1 dias, cumpra com o dever de relatar o que está errado e exigir que seja corrigido, e não tenha medo de utilizar os serviços de proteção ao consumidor como o PROCON e o IDEC.
Mete a boca no mundo! Manda ver! Chuta o Balde! Você pode estar perdendo a oportunidade de fazer a sua vida e de toda a sociedade mais simples e mais justa.
No meu caso, utilizei a linha Cemitério da Cachoeirinha ontem, e realmente está funcionando como deveria.
Fica, aqui, meu agradecimento a resposta dada pela SPTrans.
3 comentários:
Parabéns!
Vamos cumprir nosso dever com cidadão. Chega de reclamar dos outros, façamos nos mesmos se somos tão bons assim!
Imagino sua satisfação quando viu que a linha funcionava normalmente, foi você quem ajudou a melhorar o produto, orgulhe-se.
Abssssss
Isso mesmo, temos que reclamar, subir no banquinho e cobrar pelos serviços que recebemos. Nós somos os consumidores, devemos exigir excelência!!
Ai que orguio de vc. Que bom que agora aquela linha funciona...
Salve salve! Este é o cara! Ouvidoria, Órgaos de defesa do consumidor existem para serem usados e não para apenas dizerem que existem.
E reclamem sim, dêem sugestões, elogios etc. pois, por mais incrivel que pareça, e conforme esta comprovação, seremos ouvidos. Minha vivência com o atendimento ao público me fez conhecer o outro lado da moeda, e principalmente: é possível SIM o serviço público prestar um atendimento digno a vocês... digo, para nós (tava no outro lado da moeda :P). Eu, particularmente, não ficaria nada bem, meeesmo, se desse um atendimento o qual detestaria receber. Afinal tem a máxima: "Não faça aos outros o que não deseja que façam a você" (ou algo parecido). Pena que nem todos pensam assim.
Desculpe por prolongar "um pouco" o Comtato. É que serviu de desabafo, também.
Abraaaço.
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