Páginas

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Café nosso de todo dia

Entre um xícara e outra começamos a semana falando sobre o líquido que move o mundo, e se você pensou em petróleo está totalmente enganado, o Café é, por excelência, a bebida que motiva o mundo e você sabe que, com exceção daqueles que se negam a tomá-lo, todos saboreiam esse néctar para se manterem despertos, ou seja, os motiva.

Dia 14 de Abril é comemorado o dia mundial do café e é um momento muito propício para começarmos nosso especial.

O vinho da arábia, termo que origina a palavra café, não foi adotado atoa, e cada vez mais vem se tornando o grande estopim para centenas de casas especializadas, levando em seu contexto um ambiente muito propício para nossos tão conhecidos Comtatos. O grau de sofisticação é tanto que hoje existem revistas especializadas.

A revista Espresso, por exemplo, foi criada para os consumidores de café, aos executivos e produtores do mercado cafeeiro. Desde 2003, em tiragens trimestrais, seus aproximadamente 20 mil exemplares são distribuídos em bancas de jornal, pontos de venda de cafés e livrarias, sem contar os assinantes.

No Brasil, o cafeeiro foi cultivado primeiro no norte do país até que começassem a plantá-lo no sudeste, por volta de 1850, onde a árvore se adaptou perfeitamente e tornou o estado de São Paulo, seu maior produtor, o mais rico do país. Influenciando até na história do Brasil, ou você já esqueceu da república do café com leite, a bebida é ainda hoje um importante produto de exportação, e segundo alguns especialistas somos o principal e melhor produtor do fruto.

Agora vamos fazer uma pausa...

Tendo um tempinho no trabalho é pausa para o café, ou coffee break se você quiser enfrescalhar, em reunião de negócios, palestras, passeios e até quando sua tia vem te visitar tem a hora do café. Pensando nisso, toda segunda será publicada uma reportagem com dicas para dar sabor a sua semana trazendo opção para o final dela.
Degustem!

2 comentários:

Ricardo Moreira Leite disse...

Ah, que vontade de ficar a toa tomando um café comtato por aí..rs

Só ficar olhando a paisagem, conhecendo novas pessoas. Assim, tudo faz sentido, até a vida.

ótimo texto....

Nathalya Buracoff disse...

Huuum, I love coffee.
Cafeína, cafeína!!!